Blog

Medicina do futuro

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Em uma geração caracterizada pela busca de um sentido existencial mais profundo, onde os valores mais simples são restaurados e cresce a necessidade de reaproximação com a natureza, a Medicina Natural surge como um imenso raio de sol que começa a iluminar novos Caminhos para a cura do Corpo e da Mente, e assim um entendimento da energia da vida. Com sua terapêutica simples e seus recursos naturais, esta medicina não é mais apenas um sistema de cura de doenças, mas um meio rico e simples de viver melhor.

Cada vez mais ligada ao futuro a Medicina Natural Contemporânea já se caracteriza como “Uma Ciência e uma Arte” que alia o conhecimento antigo à ciência médica natural atual, constituindo uma união perfeita em Prol do Bem Estar.

Para descrever a diferença entre a medicina acadêmica e a medicina natural podemos tomar como exemplo um resfriado. Para a medicina acadêmica, o resfriado é uma infecção local da mucosa nasal. Esta infecção é provocada por um vírus. Conseqüência lógica: utilização de medicamentos que inibem a infecção e diminuem o inchaço, suprimindo com relativa rapidez os sintomas, sem uma observação mais clara da intoxicação interna decorrente deste procedimento. Contra os vírus não existem medicamentos eficazes — somente uma boa defesa imunológica, sem esta defesa, muitas vezes aparecem outras complicações. A medicina natural vai mais a fundo, ela não fica só diagnosticando um catarro. Ela indaga porque o doente não conseguiu combater o vírus. Procura a causa na fraqueza da defesa imunológica.

A ciência tal como é praticada hoje, dessa forma dualista, reducionista e mecanicista não tem como lidar com experiências, nem com valores, ética, ou tudo que se refira à qualidade. Galileu chegou mesmo a afirmar que somente os fenômenos quantificáveis deveriam ser admitidos no domínio da ciência. Ele disse “aquilo que não pode ser medido e quantificado não é científico”, e em nossa ciência isso passou a significar “o que não pode ser quantificado não é real”. Como afirmou Laing, ‘este foi o mais profundo corrompimento da concepção grega da natureza como physis, que é algo vivo, sempre em transformação e não divorciado de nós’. Essa idéia de Galileu foi incorporada pelo paradigma cartesiano-newtoniano de nossa época, relegando para fora do método científico a sensibilidade, a estética, os valores, a qualidade, a alma, a consciência, o espírito, ou seja, a experiência humana.

   OS 5 ELEMENTOS 

5elementos-joao-parizotto

Os conceitos de medicina natural são mencionados nas antigas escrituras da Índia, China e Egito e na maior parte das civilizações antigas da História do planeta Terra. Evidências históricas referem que, apesar dos diversos nomes para medicinas naturais e alternativas, a maioria dos procedimentos eram bem parecidos.    O conceito de medicina integral  prevalece, na China e na Índia por, aproximadamente, 6000 anos.
Na Índia, a medicina natural e alternativa era e ainda é conhecida por “Vedic medicine” ou ainda por “Ayurveda”.

Na China, a medicina natural e alternativa é praticada há séculos e o seu conceito é baseado na filosofia Taoísta e no conceito de equilíbrio (o espírito, os cinco elementos, etc). E ainda…. ela será, para nós, a medicina do futuro….

Paciência, meu irmão, paciência….!!!,

Abraço,

João Parizotto!