Chi Kun significa controle da energia. Os exercícios de chi kun são compostos, na sua maioria, por 3 elementos: mentalização, movimentação e respiração.Existem alguns que não utilizam movimentos.
A respiração ajuda a trazer mais energia, através do ar, para dentro do nosso corpo. A movimentação auxilia no deslocamento dessa energia para os locais onde se necessite. A mentalização, além de prover uma maior captação da energia externa para dentro do corpo, também auxilia a sua movimentação interna, podendo tanto aumentar a saúde corporal como desenvolver certas aptidões marciais.
Pode-se dividir o chi kun em 02 tipos: para saúde e marciais. Os chi kun’s para saúde geralmente são suaves. Ampliam a absorção de energia para dentro do corpo e fazem sua distribuição para onde a energia necessita chegar, equilibrando e melhorando todo o funcionamento orgânico
Os chi kun’s para desenvolvimento de aptidões marciais são executados de uma forma mais forte, exigindo maior reserva energética do praticante. Ampliam a absorção de energia para dentro corpo e a deslocam para certos locais, onde fica fixa, dando assim um potencial grande de proteção corporal ao praticante, protegendo-o contra lesões.
No T’ai Chi o praticante deve desenvolver a energia interna, o que é feito através do treinamento de chi kun. Diz-se muito no T’ai Chi que o fraco vence o forte, porém não é da maneira simples como parece.
A ênfase dado a isto é de que o desenvolvimento desta energia interna independe do desenvolvimento externo (muscular). O praticante pode parecer fisicamente fraco, porém sua verdadeira força provêm da parte interna (chi).