A acupuntura é um método que estimula o próprio organismo a promover e equilibrar suas funções e também a melhorar seu funcionamento. É uma técnica milenar que visa manutenção da saúde da pessoa, assim como tratamento de doenças, através de estimulação de determinados pontos energéticos no corpo feito com agulhas, moxa, massagem, ventosa e também estimulação elétrica, com o objetivo de melhorar a função dos órgãos, vísceras, glândulas, diminuir ou eliminar a dor e trazer equilíbrio nas emoções.
Com o avanço da Medicina e das diferentes especialidades paralelas como a Bioquímica, foram descobertos os neuro-transmissores, como a serotonina, a B-endorfina, a dinorfina e muitas outras substâncias.
Através dessas descobertas foi possível perceber que a picada da agulha na pele em um ponto especial produzia a liberação destas maravilhosas substâncias e também ficou explicado como a acupuntura pode diminuir ou acabar com a dor, liberando estas substâncias analgésicas endógenas.
A acupuntura pode ás vezes curar, em uma única sessão, dores que atormentam a vida de pacientes que vinham sofrendo por horas, dias, meses ou anos. Os chineses mapearem estes pontos no corpo humano a partir de canais de energia, que chamaram de “Meridianos”. Se tivermos “Energia” e a circulação ocorrer sem obstáculo seremos saudáveis e teremos longevidade.

 

livro-medicia-chinesa-agulhas-acupuntura-moxabustão-joao-parizotto

 

Em que situações a acupuntura é eficaz?
A acupuntura é um sistema que pode influenciar basicamente 3 áreas de cuidados com saúde:
1. Promoção da saúde e bem-estar;
2. Prevenção de doenças
3. Apoio a tratamentos médicos
Embora muitas pessoas associem acupuntura com controle da dor, e ela é realmente muito efetiva nesses casos, existem muitas outras doenças em que ela pode agir, como por exemplo:
– Desordens do sistema digestório, como obesidade, prisão de ventre, diarréia, gastrite.
– Desordens do sistema respiratório, como sinusite, asma, bronquite, infecções repetitivas.
– Desordens musculares e neurológicas, como dores de cabeça, dor na nuca, dor nas costas, ciática, várias formas de tendinite entre             outros transtornos.
– Desordens urinárias, menstrual e do sistema reprodutivo.
– Diminuir ou acabar com a dor.
– Diminuir ou acabar com os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia como a náusea, vômito, diarréia, desidratação e quando mais complicado, os distúrbios hidroeletrolíticos.
– Melhorar a imunidade.
– A acupuntura é particularmente útil em transtornos orgânicos relacionados à tensão emocional, insônia e ao estresse.
– Aumentar a alegria de viver.

Acupuntura dói? 
Não! Não precisa doer, se estiver doendo há alguma coisa de errado. Não existe a menor necessidade de que a estimulação seja dolorosa para que se obtenha os efeitos terapêuticos.

Como posso auxiliar no tratamento? 
– Evite refeições pesadas imediatamente antes e imediatamente depois do tratamento.
– Evite consumir bebidas alcoólicas, fazer exercícios extenuantes nas 6 horas antes e depois do tratamento.
– Especialmente no início do tratamento, tente planejar suas atividades de modo a conseguir algum tempo de descanso depois das sessões, ou pelo menos não realizar trabalho que exija muito.
– Lembre-se de anotar tudo que aconteceu durante a semana, inclusive se você procurou outro tipo de tratamento, se alguma medicação nova foi introduzida.
– Anote também se apareceram sintomas novos, e o grau de melhora ou piora dos sintomas antigos.

Como a acupuntura funciona? 
Existem duas explicações: a clássica chinesa e a científica moderna.
A explicação chinesa tradicional é a de que existem canais de energia que seguem caminhos pelo corpo. Esses canais, chamados de meridianos, seriam como rios que vão fluindo pelo corpo para irrigar e nutrir os tecidos. Uma obstrução no movimento desses rios atuaria como se fosse uma represa, que retira água de certas regiões e concentra em outras, desequilibrando o sistema. Esses canais, os meridianos, são influenciados pela inserção das agulhas em pontos específicos.
Já a explicação científica, contemporânea e baseada em estudos científicos controlados, é a de que a acupuntura atua diretamente no sistema nervoso, liberando substâncias químicas locais e à distância, incluindo o próprio cérebro.
Já está comprovado que esses transmissores químicos conseguem influenciar o modo como o organismo reequilibra a sua química, promovendo a normalidade de funcionamento.
O resultado final é que a acupuntura estimula as habilidades curativas naturais do organismo, promovendo o bem estar físico e emocional.

A acupuntura realmente funciona? 
Sim. Nos últimos 2000 anos, mais pessoas foram tratadas com sucesso pela acupuntura que a soma de todas as outras pessoas tratadas por todos os outros métodos. Ela pode ser administrada em conjunto com as medidas convencionais de medicina, e é muito importante que você comunique qualquer medicamento que esteja fazendo uso.

Há efeitos colaterais?
Não. O sistema nervoso é estimulado, substâncias químicas e hormônios são liberados e como conseqüência a saúde e o bem estar acontecem.